Quando o File Explorer falha ou congela no Windows 10/11, a causa mais comum é uma extensão de shell de terceiros.* Além de uma extensão de shell problemática, problemas de travamento e congelamento do File Explorer podem ser causados por várias outras causas e neste tutorial nós mostrar-lhe como corrigi-los.
* Informações : uma extensão Shell é qualquer plug-in adicional que é adicionado ao menu de contexto do botão direito do mouse do File Explorer para facilitar a execução de uma tarefa específica. Por exemplo, se você instalar o WinZip ou o WinRAR, um menu especial do WinZip ou do WinRAR aparecerá quando você clicar com o botão direito do mouse em um arquivo ZIP ou RAR.
Neste tutorial, você encontrará instruções passo a passo para corrigir os problemas de congelamento e travamento no Explorador de Arquivos ou quando você clica com o botão direito do mouse em um arquivo/pasta no Windows 10/11.
Como CORRIGIR: File Explorer congelando ou travando no Windows 11/10.
Método 1. Verifique se uma extensão de shell de terceiros causa a falha do Explorer.
Os congelamentos e travamentos do explorador de arquivos geralmente ocorrem depois que um aplicativo de terceiros adiciona uma extensão de shell. Portanto, a primeira etapa para corrigir os problemas de travamento e congelamento no Windows 10 é verificar se alguma extensão de shell de terceiros causa o problema. Fazer isso:
1. Faça o download do Utilitário ShellExView a partir de NirSoft .
2. Extrair o arquivo ZIP em uma pasta.
3. Abra a pasta extraída e Duplo click no shexview.exe aplicativo
Quatro. No Opções menu, clique em Ocultar todas as extensões da Microsoft .
5a . Agora pressione e segure o botão CTRL botão e clique um por um todos os Menu contextual extensões para selecionar todas elas.
5b. Agora, pressione F7 ou clique com o botão direito e escolha Desativar itens selecionados . Então pergunte Sim na janela de confirmação.
6. Agora reinicie o computador e verifique se o File Explorer parou de travar ou congelar. De acordo com o resultado, proceda da seguinte forma:
- Se o problema persistir e o explorador de arquivos continuar travando, repita as etapas 5a e 5b acima para ativar todas as extensões de menu de contexto desabilitadas e pule para o método 2 abaixo.
- Se o problema for corrigido, prossiga para descobrir qual extensão específica do Menu de Contexto está causando o problema usando o procedimento abaixo:
- Abra o ShellExView Utilitário.
- Clique na primeira extensão do menu de contexto na lista e pressione F8 ou clique com o botão direito nele e escolha Habilitar.
- Em seguida, reinicie o seu PC. Se o Explorador de Arquivos estiver funcionando sem problemas, prossiga para habilitar a próxima extensão Shell desativada. Se o File Explorer travar, desative novamente a extensão específica que você habilitou antes ou desinstale o programa que o instalou.
Método 2. Corrigir travamentos e congelamentos do File Explorer limpando o histórico do File Explorer.
O próximo método para corrigir os problemas de travamento e congelamento no Windows Explorer é excluir o histórico do File Explorer. Fazer isso:
1. No Explorador de arquivos selecione os Visualizar guia e, em seguida, clique em Opções > Alterar opções de pasta e pesquisa .
2. Debaixo de Em geral guia, clique no Claro botão para excluir o histórico do File Explorer.
Método 4. Redefina os parâmetros TCP/IP.
Os problemas de travamento e congelamento do explorador de arquivos podem aparecer se as configurações de TCP/IP tiverem sido configuradas incorretamente. Para redefinir as configurações de TCP/IP:
1 . Abrir Prompt de Comando como Administrador .
2. No prompt de comando, digite o seguinte comando e pressione Digitar .
- netsh winsock redefinir
3. Reiniciar seu computador.
Método 4. Repare os arquivos de sistema do Windows com as ferramentas DISM e SFC.
1. Abra o prompt de comando como administrador. Fazer isso:
1. Na caixa Pesquisar, digite: cmd ou prompt de comando
2. Clique com o botão direito do mouse no prompt de comando (resultado) e selecione Executar como administrador .
2. Na janela do prompt de comando, digite o seguinte comando e pressione Digitar:
- Dism.exe /Online /Cleanup-Image /Restorehealth
3. Seja paciente até que o DISM conserte o armazenamento de componentes. Quando a operação estiver concluída (você deve ser informado de que a corrupção do armazenamento de componentes foi reparada), dê este comando e pressione Digitar :
- SFC/SCANNOW
Quatro. Quando a varredura SFC estiver concluída, reiniciar seu computador e verifique se o problema foi resolvido.
Método 5. VERIFICAR VÍRUS/MALWARE.
Vírus ou programas maliciosos podem fazer com que seu PC funcione de forma anormal. Então, use isso Guia de verificação e remoção de malware para verificar e remover vírus e/ou programas maliciosos que possam estar sendo executados em seu computador.*
* Importante: Em alguns casos, um programa antivírus de terceiros pode fazer com que o explorador de arquivos trave ou congele. Nesse caso, sugiro desinstalar temporariamente o programa AV e verificar se o problema foi corrigido. Se sim, instale seu programa AV novamente ou encontre outro programa AV para proteger seu PC. *
* Observação: Se você instalou o Spybot AV, provavelmente isso está causando o problema .
Método 6. Reinstale ou atualize os drivers gráficos.
Algumas vezes, os problemas de travamento e congelamento no Windows 10/11 File Explorer são causados por um driver gráfico defeituoso. Portanto, prossiga para desinstalar e reinstalar os drivers gráficos, conforme instruções abaixo:
1. Clique com o botão direito no Começar menu e selecione Gerenciador de Dispositivos .
2. Expandir o Adaptadores de vídeo seção.
3. Clique com o botão direito em seu adaptador de vídeo e selecione Desinstalar dispositivo .
Quatro. Na próxima janela, escolha Exclua o software do driver para este de vice e clique Desinstalar.
5. Aguarde alguns segundos e depois reiniciar seu computador.
6. Após a reinicialização, o Windows reinstalará automaticamente o driver gráfico dos servidores do Windows Update.
* Observação: Para garantir que a instalação do driver esteja concluída, vá para o Gerenciador de dispositivos e verifique se o modelo do seu adaptador de vídeo está listado lá. Caso contrário, verifique e instale todas as atualizações disponíveis do Windows ou instale o driver gráfico mais recente do site de suporte do fabricante da GPU.
É isso! Qual método funcionou para você?
Deixe-me saber se este guia ajudou você, deixando seu comentário sobre sua experiência. Curta e compartilhe este guia para ajudar outras pessoas.