CORREÇÃO: inicialização segura não suportada ou indisponível (resolvido)

CORREÇÃO: inicialização segura não suportada ou indisponível (resolvido)

Se você tentar instalar o Windows 11 e não conseguir porque a inicialização segura não é compatível ou não está disponível, continue lendo abaixo. A Microsoft, começando com o Windows 8, oferece suporte a um novo recurso de segurança chamado Secure Boot. A inicialização segura está disponível em quase todos os computadores modernos e é integrada ao UEFI(Unified Extensible Firmware Interface), para evitar que malware tome conta do computador durante o processo de inicialização.

Windows 7, Vista e XP costumavam operar no modo de inicialização herdado (também conhecido como modo 'CSM'), que usa a tabela de partição Master Boot Record (MBR).

O Windows 8, 8.1 e 10 foram projetados para operar também no modo de inicialização UEFI, que usa a GUID Partition Table (GPT), para aproveitar os recursos avançados oferecidos pelo UEFI, como o recurso de segurança 'Secure Boot'.



A Microsoft tornou a inicialização segura um pré-requisito para usuários que desejam atualizar para o Windows 11. Portanto, se você receber o erro 'A inicialização segura não é suportada' ou 'A inicialização segura não está disponível', provavelmente um dos seguintes está acontecendo:

    1. Seu computador está configurado para o modo de inicialização UEFI, mas o Secure Boot está DESLIGADO (desativado).
    2. Seu computador está configurado para o modo de inicialização Legacy, que não suporta o estilo de partição Secure Boot ou GPT.
    3. Seu computador não é compatível com UEFI e inicialização segura.

Neste tutorial, você encontrará instruções passo a passo para corrigir os seguintes problemas ao tentar instalar o Windows 11:

  • A inicialização segura não é compatível
  • A inicialização segura não está disponível
  • A inicialização segura está desativada

Como CORRIGIR: Inicialização segura não suportada ou desativada (desativada) e não é possível instalar o Windows 11.

Etapa 1. Verifique o estado do Secure Boot & BIOS Mode.
Para saber se o Secure Boot está ativado, desativado ou não suportado em seu dispositivo, siga as instruções abaixo:

1. Pressione Janelas imagem+ R teclas para abrir a caixa de comando de execução.
dois. Tipo msinfo32 e clique OK abrir Informação do sistema.

Inicialização segura desligada

3. Na página Informações do sistema, verifique o Modo BIOS e a Status de inicialização segura.

Quatro. Agora de acordo com o seu caso, proceda da seguinte forma:

    CASO A:Se o Modo BIOS é UEFI & a Estado de inicialização de segurança é Fora , significa que o modo de inicialização do seu PC está definido como UEFI, mas o Modo de segurança recurso é Desativado em seu sistema. Neste caso pule para Parte 1 , para habilitar o Secure Boot nas configurações de firmware BIOS/UEFI.

CORRIGIR inicialização segura não suportada

    CASO B:Se o Modo BIOS é Legado e a Estado de inicialização seguro é Sem suporte ou Indisponível , vamos para passo 2 abaixo porque significa um dos seguintes: *
    1. Seu computador é compatível com o modo de inicialização UEFI, mas está desabilitado porque está sendo executado no modo Legacy Boot, que não é compatível com Secure Boot e GPT, ou…
    2. …seu computador não suporta o modo de inicialização UEFI e, portanto, não suporta inicialização segura (e TPM 2.0, que é necessário para a instalação do Windows 11).

imagem

Etapa 2. Descubra se o seu computador suporta UEFI.

Neste ponto e antes de continuar, você deve garantir que seu dispositivo seja compatível com UEFI e inicialização segura fazendo o seguinte:

  • Navegue até o site de suporte do fabricante do seu computador ou placa-mãe e verifique as especificações para ver se ele suporta o modo de inicialização UEFI. Se sim, prossiga para Parte 2 .
  • Verifique se o modo de inicialização UEFI está disponível nas configurações do BIOS/UEFI. Fazer isso:
    1. Desligue seu PC.
    2. Ligue o seu PC e pressione imediatamente as teclas DEL ou F2, F10, F12 para entrar nas configurações de firmware BIOS/UEFI. (Para obter detalhes mais específicos sobre como acessar as configurações do BIOS, visite o site de suporte do fabricante do seu computador/placa-mãe).
    3. Nas configurações do BIOS, verifique Opções de inicialização se você puder habilitar a Modo de inicialização UEFI ou se você puder desabilitar o suporte legado . Se você puder, seu computador é compatível com UEFI. Neste caso sair das configurações do BIOS sem salvar e prossiga para Parte 2 . Se não for possível, seu computador/placa-mãe não suporta UEFI e precisa ser substituído. *

* Observação:A maneira mais segura de verificar se o seu dispositivo suporta UEFI é no site do fabricante. Especialmente para usuários que desejam atualizar seu sistema para o Windows 11, o computador também deve suportar o TPM versão 2.0.

Parte 1. Habilite o Secure Boot no BIOS/UEFI.

Se o seu computador estiver executando no modo de inicialização UEFI, mas a inicialização segura estiver desabilitada/DESLIGADA (Caso A), prossiga e ative a inicialização segura nas configurações do BIOS/UEFI, usando um dos seguintes métodos:

Método 1: Altere o estado de inicialização segura nas configurações de UEFI/BIOS.

1. Assim que você ligar o PC, pressione as teclas DEL ou F2, F10, F12 para entrar nas configurações de firmware BIOS/UEFI. (Para obter detalhes mais específicos sobre como acessar as configurações do BIOS, visite o site de suporte do fabricante do seu computador).

dois. Vamos para Opções de segurança ou para Opções de inicialização & Mudar o Modo de segurança para Habilitado . *

* Observação:Se você deseja instalar/atualizar para o Windows 11, também deve habilitar o TPM nas configurações do BIOS. O TPM pode ser chamado (dependendo do fabricante) como: Intel Platform Trusted Module, Intel TPM, Intel Platform Trust Technology, Intel PTT, Security Device, Security Device Support, TPM State, AMD fTPM switch, AMD PSP fTPM.

3. Salvar e Sair das configurações do BIOS.

Método 2. Ative a Inicialização Segura nas configurações do Firmware UEFI no Windows RE.

A segunda maneira de acessar as configurações do BIOS/UEFI é usando as opções do Windows Recovery Environment (WinRE):

1. Segure o Mudança chave e do Poder ícone imagemselecionar Reiniciar para inicializar seu sistema no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE).

clip_image012

dois. Em seguida, selecione Solucionar problemas -> Opções avançadas -> Configurações de firmware UEFI e selecione Reiniciar.

Ativar inicialização segura

3. Navegue até o Configuração do sistema guia, selecione Opções de inicialização.

imagem

Quatro. Dentro Opções de inicialização , Mudar Modo de segurança e selecione Habilitado. *

* Observação:Se você não encontrar a opção Secure Boot aqui, acesse o site de suporte do fabricante para obter orientação. (As configurações do firmware BIOS/UEFI variam entre os diferentes fabricantes de computadores)

gerenciamento de Disco

5. Salvar e Sair das Configurações do BIOS.

6. Reinicie o PC e abra as Informações do Sistema (msinfo.exe), para verificar se a Inicialização Segura está Ativada agora.

Parte 2. Converter DISK para GPT e habilitar UEFI e inicialização segura.

Conforme mencionado no início deste artigo, a inicialização segura é suportada apenas em computadores modernos em que o modo de inicialização do computador está definido como UEFI e a tabela de partição é GPT.

Portanto, se o modo de inicialização do seu computador estiver definido como Legacy e a tabela de partição for MBR (Caso B), para habilitar a inicialização segura, você deve primeiro converter o esquema de partição de MBR para GPT e, em seguida, alternar do modo de inicialização Legacy para UEFI. modo.*

* Aviso: Antes de continuar com as etapas abaixo, faça backup de seus dados, para evitar perda de dados se algo der errado, e certifique-se de que seu dispositivo seja compatível com UEFI (consulte Passo- dois acima de).

Etapa 1. Certifique-se de que o estilo de partição atual seja MBR.

Antes de converter o esquema de partição, primeiro certifique-se de que o estilo de partição em seu disco principal seja MBR e NÃO GPT.

1. aperte o janelas clip_image024+ R teclas para carregar o Correr caixa de diálogo.
dois. Tipo diskmgmt.msc e pressione Entrar.

Verifique o estilo da partição

3. Clique com o botão direito a unidade com o sistema operacional Windows e selecione Propriedades .

imagem

Quatro. Selecione os Volumes aba.

5. Agora olhe para o 'Estilo de partição' e certifique-se de que está Registro mestre de inicialização (MBR). *

* Observação:Se o estilo de partição indicar Tabela de partição GUID (GPT ), você não precisa continuar. Basta seguir as instruções em Parte 1 acima depara habilitar a inicialização segura no BIOS.

imagem

6. Depois de confirmar que o estilo de partição é 'MBR', prossiga para a etapa 2 abaixo para converter o estilo de partição em GPT.

Passo 2. Converta o estilo de partição MBR para GPT.

O Windows Creator Update (1703) ou posterior permite converter o esquema de partição sem perder dados. A Microsoft projetou a ferramenta MBR2GPT.exe para fácil conversão e retenção de dados. No entanto, é mais seguro converter o esquema de partição quando o Windows estiver Offline (não em execução). Fazer isso:

1. Segure o Mudança chave e do Poder ícone converter mbr para gptselecionar Reiniciar para inicializar seu sistema no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE).

clip_image012

dois. Então vá para Solucionar problemas -> Opções avançadas -> Prompt de comando. (Se solicitado, escolha uma conta de administrador e digite sua senha para continuar).

Habilite UEFI e seguro no BIOS

3. Digite o comando abaixo para converter o disco de MBR para GPT e pressione Entrar:

  • mbr2gpt /converter

imagem

Quatro. Quando o processo for concluído, feche o prompt de comando e desligar o computador.
5. Prossiga para a etapa 3 abaixo.

Etapa 3. Habilite UEFI e Secure Boot nas configurações de firmware BIOS/UEFI.

Depois de converter o estilo de partição de MBR para GPT, o computador não poderá inicializar normalmente até que o modo de inicialização do PC seja alterado de Legado para UEFI. Portanto, proceda da seguinte forma antes de inicializar no Windows.

1. Assim que você ligar o PC, pressione as teclas DEL ou F2, F10, F12 para entrar nas configurações de firmware BIOS/UEFI. (Para obter detalhes mais específicos sobre como acessar as configurações do BIOS, visite o site de suporte do fabricante do seu computador).

dois. Navegue até o Configuração do sistema guia e selecione Opções de inicialização.

3. Dentro Opções de inicialização , aplique as seguintes ações:

uma. Colocou o Suporte legado para UEFI ou Desativado (Isso ativará automaticamente o UEFI)

b. Mudar o Modo de segurança para Habilitado. *

* Observação:Se você não encontrar a opção Secure Boot aqui, acesse o site de suporte do fabricante para obter orientação. (As configurações do firmware BIOS/UEFI variam entre os diferentes fabricantes de computadores)

4. Salvar e Sair das Configurações do BIOS.

5. Inicialize no Windows e verifique as informações do sistema para ter certeza de que a inicialização segura está EM . Você também notará que o Modo BIOS é UEFI .

6. Neste ponto, você pode continuar atualizando seu dispositivo para o Windows 11, se esse era o objetivo que você desejava alcançar com essas alterações.

É isso!

Estamos contratando