Como substituir a placa-mãe sem reinstalar o Windows.

Como substituir a placa-mãe sem reinstalar o Windows.

Este tutorial foi escrito para todos os usuários que desejam substituir a placa-mãe sem precisar reinstalar o Windows do zero. Seguindo as instruções abaixo, você poderá manter sua instalação, programas e configurações atuais do Windows após substituir a placa-mãe. As instruções também podem ser aplicadas se você quiser transferir a instalação atual do Windows em um hardware totalmente diferente (por exemplo, de um PC Desktop para um Laptop ou vice-versa).

Considere os seguintes cenários :

1. Você deseja atualizar as partes principais do computador (placa principal, CPU, RAM, etc.), mas deseja manter a instalação atual do Windows, para manter as configurações e arquivos do programa intactos e não reinstalá-los desde o início.
2. Você deseja alterar o modo do controlador de disco rígido SATA de IDE para AHCI ou RAID (ou vice-versa) no BIOS para obter melhor desempenho ou compatibilidade.



- Se você estiver em um dos cenários acima, poderá perceber que o Windows não pode inicializar e travar com um erro BSOD (Blue Screen Of Death) ' STOP 0x0000007B INACCESSABLE_BOOT_DEVICE'. Isso acontece porque o Windows não consegue encontrar os drivers corretos para os controladores de disco rígido SATA. Para contornar esse problema e evitar a reinstalação do Windows, você deve 'informar' o Windows usando o Registro do Windows para usar o driver do controlador de disco rígido SATA padrão durante a inicialização. Para fazer isso, basta seguir as etapas abaixo para fazer as modificações apropriadas no Registro do Windows e, em seguida, o Windows inicializará normalmente no Windows. Após a inicialização, eles instalarão os drivers necessários do controlador de disco rígido de acordo com as configurações do modo do controlador SATA do disco rígido do BIOS, por exemplo, Modo compatível com IDE (também conhecido como Legacy ou ATA Compatible) ou modo AHCI ou RAID.

Este tutorial contém instruções detalhadas sobre como você pode trocar sua placa-mãe ou atualizar seu computador, sem precisar reinstalar o Windows e os programas do zero. As instruções se aplicam às seguintes versões do Windows: Windows 10,* 8, 7, Vista e XP.

* Observação:O Windows 10 – na maioria dos casos – pode reconhecer facilmente seu novo hardware sem precisar seguir as instruções abaixo.

Como atualizar a placa-mãe ou o computador e manter a instalação atual do Windows e os programas instalados.

Para manter e usar sua instalação, programas e configurações atuais do Windows após alterar sua placa-mãe ou após atualizar seu computador (por exemplo, de seu desktop antigo para seu novo laptop), você só precisa 'dizer' ao Windows para usar o driver do controlador de disco rígido SATA padrão na inicialização do Windows. Para realizar esta tarefa você deve modificar o registro de acordo com sua situação (cenário).

Cenário 1: Você ainda não substituiu a placa-mãe (para atualizar seu computador) e seu computador inicia (inicializar) normalmente no Windows. Nesse caso, você precisa modificar o registro do ambiente Windows de trabalho atual antes de prosseguir com a atualização do computador.

Cenário 2: O Windows não inicializa porque:

  1. Você já trocou a placa-mãe, OU porque
  2. Você modificou a configuração do modo SATA do BIOS.

Nesse caso, você precisa usar um Editor do Registro Offline para modificar as configurações do Registro.

Cenário 1: Modifique o Registro antes de substituir (atualizar) a placa-mãe em seu computador (o Windows inicia normalmente).

– Use estas instruções somente se você ainda não substituiu sua placa-mãe e o Windows inicia normalmente. Se você já substituiu a placa-mãe e/ou o Windows não consegue inicializar, siga as instruções em Cenário 2 . –

1. Inicialize o Windows normalmente e abra o Windows Editor do Registro . Fazer isso:

  1. Imprensa janelas Image-201_thumb_thumb_thumb_thumb1_t+ R teclas para carregar o Correr caixa de diálogo.
  2. Tipo regedit e pressione Entrar .

image_thumb6_thumb

dois. Dentro do Registro do Windows, navegue (no painel esquerdo) para esta chave: *

HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetservicesmsahci

* Observação:Se você tem Janela 8, Janela 10 & Servidor 2012, em seguida, navegue até a chave StorAHCI
(por exemplo. HKEY_LOCAL_MACHINE Reparar ControlSet001servicesstorahci) , pois nestes Sistemas Operacionais o MSAHCI foi substituído por StorAHCI .

Substitua a placa-mãe sem reinstalar o Windows

3. No painel direito clique duas vezes em ' Começar' valor DWORD e altere seus dados de valor para 0 (zero). Clique OK quando terminar.

imagem

Quatro. Agora execute a mesma modificação nesta chave:

HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetservicespciide

Substitua a placa-mãe sem reinstalar o Windows

imagem

5. Se você usar RAID (caso contrário, ignore esta etapa), precisará executar a mesma modificação nesta chave:

HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetservicesiaStorV

6. Perto Editor de registro.

É isso! Agora você está pronto para continuar com a atualização do seu computador. Quando terminar, insira as configurações do BIOS e especifique o modo SATA (IDE-ATA, AHCI ou RAID) de acordo com suas necessidades ou deixe a configuração padrão. Saia das configurações do BIOS e inicie o Windows. O Windows deve iniciar sem problemas. e instale os drivers de controlador de disco rígido necessários. Quando o Windows concluir a instalação do driver, continue a instalar os demais drivers de dispositivo para sua nova placa-mãe.

Cenário 2: Falha na inicialização do Windows: modifique o registro usando um editor de registro OFFLINE.

— Use estas instruções apenas se o Windows não inicializar porque você já substituiu sua placa-mãe ou porque alterou o modo do controlador SATA no BIOS. —

Nesse cenário, você precisa usar um editor de registro offline para modificar o registro do Windows. Para esta tarefa, prefiro usar o Ambiente de Recuperação do Windows encontrado no DVD de instalação do Windows 7 ou do Windows Vista. Para abrir o Editor do Registro a partir do DVD de instalação do Windows, siga o processo abaixo:

1. Coloque o DVD de instalação do Windows na unidade de CD/DVD e inicialize o computador a partir do DVD de instalação do Windows.

Perceber: Para inicializar a partir do DVD, você deve definir o dispositivo de CD/DVD como o primeiro dispositivo de inicialização nas configurações do BIOS. Fazer isso:

  1. Ligar seu computador e pressione ' DO ' ou ' F1 ' ou ' F2 ' ou ' F10 ' entrar BIOS utilitário de configuração (CMOS).
    (A maneira de entrar nas configurações do BIOS depende do fabricante do computador).
  2. Dentro do menu do BIOS, encontre o ' Ordem de inicialização ' contexto.
    (Esta configuração é comumente encontrada dentro de ' Recursos avançados do BIOS ' cardápio).
  3. No Ordem de inicialização configuração, defina o dispositivo de CD/DVDRW como o primeiro dispositivo de boot.
  4. Salve  e saída das configurações do BIOS.

dois. Na primeira tela pressione Próximo .

imagem

3. Na próxima tela, selecione ' Repare seu computador '.

imagem

Quatro. No Opções de recuperação do sistema (1ª tela) clique em Avançar.

imagem

5. No Escolha uma ferramenta de recuperação tela, escolha Prompt de comando .

imagem

6. Na janela de comando digite ' regedit ' (sem aspas) e pressione Entrar .

imagem

No Editor do Registro:

7. Destaque o HKEY_LOCAL_MACHINE chave.

imagem

8. A partir de Arquivo selecionar menu Carregar colmeia (para carregar o registro offline).

imagem

9. Navegue até o disco em que o Windows está instalado (por exemplo, 'C:').

10. Abrir a sistema arquivo encontrado em '% Windir%system32config ' diretório. (por exemplo. ' C:Windowssystem32configsystem')

imagem

onze. Digite um nome de chave para o registro offline (por exemplo, ' desligada ') e pressione OK .

imagem

12. Clique duas vezes para expandir o HKEY_LOCAL_MACHINE key e você deve uma nova chave sob ela, nomeada com o nome que você digitou antes (por exemplo, ' Desligada' neste exemplo).

imagem

13. Expanda esta nova chave e navegue (no painel esquerdo) para esta subchave:

HKEY_LOCAL_MACHINEOfflineControlSet001servicesmsahci

imagem

14. No painel direito clique duas vezes em Começar (DWORD) e altere seus dados de valor para 0 (zero). Clique OK quando terminar.

imagem

quinze. Execute a mesma modificação nesta subchave:

HKEY_LOCAL_MACHINEOfflineControlSet001services pciide

imagem

imagem

16. Se você usa RAID (caso contrário, ignore esta etapa), você deve realizar a mesma modificação nesta chave:

HKEY_LOCAL_MACHINEOfflineControlSet001services iaStorV

17. Quando você terminar com as modificações, destaque a chave que você criou antes (por exemplo, ' desligada ') e no menu Arquivo escolha Descarregar Hive para gravar de volta as alterações feitas no Registro offline.

imagem

18. Perto o editor do Registro, a janela do prompt de comando e Reiniciar seu computador.

19. Entre nas configurações do BIOS e especifique o modo SATA (IDE-ATA, AHCI ou RAID) de acordo com suas necessidades ou deixe as configurações padrão.

vinte. Saia das configurações do BIOS, remova o DVD de instalação do Windows da unidade de CD/DVD e deixe o Windows iniciar normalmente.

O Windows deve iniciar sem problemas e, em seguida, instalará os drivers de controlador de disco rígido necessários.

É isso!

Estamos contratando