Como mover o Windows para outra unidade.

Como mover o Windows para outra unidade.

Se você deseja mover o Windows para outra unidade, continue lendo abaixo. Com o tempo, o hardware do computador (como todo o resto) se desgasta. Isso, claro, também acontece com os discos rígidos, que com o tempo seu desempenho diminui e precisam ser substituídos.

O disco rígido é provavelmente o dispositivo mais importante do computador porque é usado para armazenar seu trabalho (documentos, fotos, vídeos, dados confidenciais, etc.). Portanto, é aconselhável substituí-lo após 3-5 anos para evitar possíveis perdas de dados e prolongar a vida útil e o desempenho do computador.

Se você deseja substituir sua unidade de disco rígido (HDD) do Windows por outro HDD ou SSD (Solid State Drive – que é pelo menos 14 vezes mais rápido que um disco rígido médio), você pode fazê-lo de uma das seguintes maneiras:



    Caminho 1:Faça backup de seus arquivos em um disco externo e prossiga para um instalação limpa do Windows . Após a instalação, instale os programas necessários, restaure seus arquivos e personalize seu computador como antes. Caminho 2:Mova o Windows e todos os seus dados (Arquivos, Programas e Configurações) para outro HDD, sem problemas para reinstalar seus programas e restaurar seus arquivos e configurações.

Dos métodos acima, como você pode entender, o segundo é o mais fácil, pois permite mover o Windows para outra unidade sem o estresse de reinstalar o sistema operacional, programas e configurações ou restaurar seus arquivos de volta!

Neste tutorial você encontrará instruções detalhadas sobre como transferir o Windows junto com seus programas, arquivos e configurações para outra unidade.

Como migrar o Windows para outro disco rígido (Windows 11/10/8.1).

Para mover (migrar) o Windows para outra unidade, você pode usar a ferramenta interna de Backup e Restauração do Windows para criar uma imagem do sistema e restaurar essa imagem para a nova unidade (Método-1) ou usar um terceiro utilitário de clonagem de disco parcial para copiar seu disco do Windows para um novo (Método-2). Ambos os métodos são descritos abaixo. *

* Importante:
Antes de iniciar o processo de mover o Windows para outra unidade, aplique as seguintes etapas:
1. Faça backup de seus arquivos e dados pessoais para outro dispositivo de armazenamento externo (por exemplo, unidade USB) para ter uma cópia de seus arquivos se algo der errado.
dois. Execute uma limpeza de disco para excluir os arquivos inúteis e liberar espaço de armazenamento.

Método 1. Como transferir o Windows para outra unidade usando uma imagem do sistema.

A ferramenta interna de imagem do sistema Windows é o primeiro método recomendado para transferir Windows, arquivos, aplicativos e configurações para outra unidade igual ou maior que a unidade atual. Por exemplo, se a unidade atual for de 256 GB, para usar a imagem do sistema no Windows, a nova unidade deve ser maior que 256 GB ou igual em tamanho. *

* Observação:Se o conteúdo do seu disco atual (espaço usado) puder caber em um disco menor em tamanho do que o disco atual, siga as instruções em Método-2 para clonar a unidade usando um utilitário de clonagem de disco.

Requisitos:

    1. Uma nova unidade com tamanho igual ou maior (em Gigabytes) à unidade atual.
      O processo de mover o Windows para outro disco rígido usando a ferramenta de imagem de sistema interna do Windows exige que a nova unidade seja maior ou igual à unidade atual. Uma unidade/disco secundário(interno ou externo), para armazenar a imagem do sistema. Se você não possui uma unidade secundária, siga as instruções em Método-2 abaixo de. Uma mídia de instalação USB do Windows.
      Para restaurar o Windows em uma nova unidade, você deve iniciar seu PC a partir de uma mídia de instalação USB. Se você não possui uma mídia de instalação do Windows, siga estas instruções para criar um.
Etapa 1. Crie uma imagem do sistema.

Para criar um backup completo do seu disco do Windows (também conhecido como backup de 'Imagem do sistema'):

1. Obtenha um disco rígido USB portátil com espaço livre suficiente e conecte-o ao PC. Quando terminar, verifique se ele aparece no Windows Explorer.

dois. Clique no Menu Iniciar , então digite Painel de controle e selecione Aberto.

imagem

3. Selecionar Backup e restauração (Windows 7)

Como mover o Windows para outra unidade.

Quatro. Clique Criar uma imagem do sistema

Criar backup de imagem do sistema

5. Uma caixa de diálogo aparecerá verificando seu PC em busca de dispositivos de backup. Clique no menu suspenso abaixo Em um disco rígido e selecione o disco rígido USB conectado e clique em Próximo.

imagem

6. Aparecerá uma janela com o tamanho dos dados que serão migrados para o disco rígido USB. Selecionar Iniciar backup para prosseguir.

imagem

7. Uma barra de progresso aparecerá indicando a duração do processo. Seja paciente até que o Windows salve a imagem do sistema no disco externo. (Este processo levará algum tempo dependendo do tamanho dos dados e da velocidade do hardware).

8. Quando a imagem do sistema for concluída, você será solicitado a criar um disco de reparo do sistema. Clique Não faça para prosseguir e fechar todas as janelas.

imagem

Etapa 2. Substitua o disco rígido.

Depois de salvar a imagem do sistema e ter o Mídia de instalação USB do Windows , prossiga para restaurar o Windows para o novo disco da seguinte maneira:

1. Desligar seu computador.

2. Remova o Windows atual disco rígido e desconecte (desplugue) quaisquer outros discos secundários (se houver), para evitar erros.

3. Instalar a novo disco rígido .

Quatro. Plugue a unidade USB externa com a imagem do sistema.

Etapa 3. Restaure a imagem do sistema.

1. Ligar seu computador e inicialize a partir da mídia de instalação USB do Windows . (As teclas comuns para acessar as opções de ordem de inicialização são Del, F9, F12)

dois. Na tela de configuração do Windows, escolha Próximo e depois clique Repare seu computador .

imagem

3. Selecionar Solucionar problemas, então clique Recuperação da imagem do sistema.

imagem

Quatro. Quando a ferramenta Recuperação do Sistema detectar a imagem que você criou, deixe a opção 'Usar a última imagem do sistema disponível' selecionada e clique no botão Próximo botão.

Restaurar backup de imagem do sistema

5. Garanta que Formatar e reparticionar o disco * a caixa de seleção está marcada e clique Próximo .

* Atenção:Isso excluirá todas as partições e dados existentes no novo disco rígido e o reformatará para corresponder ao layout da imagem do sistema.

Transferir o Windows para outra unidade

6. Por fim, clique Terminar e depois selecione Sim para confirmar que deseja prosseguir com a restauração da imagem do sistema. O processo levará alguns minutos para ser concluído, dependendo do volume de dados na imagem do sistema.

7. Quando a restauração estiver concluída, o PC será reiniciado automaticamente em 60 segundos. Neste ponto, remova a mídia de instalação USB e deixe o sistema inicializar a partir da nova unidade. (Em alguns casos, pode ser necessário acessar o BIOS/UEFI para configurar o computador para inicializar a partir do novo disco rígido).

Dica rápida:Se o novo disco rígido tiver o mesmo tamanho do disco rígido anterior, todo o espaço em disco será alocado. No entanto, se o novo disco rígido for maior que o disco rígido anterior, haverá espaço não alocado. Neste caso, você deve expandir o volume para aproveitar todo o espaço disponível no novo disco rígido.

Método 2. Como mover o Windows para outra unidade clonando o disco rígido.

O segundo método para copiar sua unidade do Windows para outra é clonar seu disco principal para um novo, usando um software/utilitário de clonagem de disco de terceiros. Para esta tarefa, você pode usar uma das seguintes ferramentas de clonagem de disco confiáveis ​​e GRATUITAS: *

* Observação:Para os propósitos deste tutorial, demonstramos como clonar um HDD para outro (HDD ou SSD), com EaseUs ToDo BackUp.

Requisitos:

    1. Um novo disco/unidadecom tamanho menor,* igual ou maior (em Gigabytes) ao Drive atual.

* Observação:Se quiser usar um disco menor para mover o disco atual do Windows, você deve garantir que os dados (espaço usado) no disco atual caibam no novo disco.

Como clonar seu disco rígido com o EaseUs ToDo BackUp:

1. Download EaseUs ToDo BackUp Home. (Clique no Teste grátis botão e clique em Baixar.)

imagem

dois. Quando o download for concluído, vá em frente e instale o programa.

3. Desligue seu PC.

Quatro. Conecte o novo disco e desconecte (desconecte) quaisquer outros discos secundários (se houver), para evitar erros. *

* Observação:Se você possui um laptop, obtenha um gabinete de disco rígido USB e insira a nova unidade e conecte-a ao seu PC.

5. Ligue o seu PC e inicialize no Windows.

6. Lançar EaseUs ToDo BackUp Home , e selecione Mais tarde na tela Licença.

7. De Cardápio imagemselecionar Clone

Clonar disco rígido - EASEUS TODO BACKUP

dois. Verifica a Disco de origem (com o sistema operacional) e clique em Próximo .

imagem

3. Agora verifique o Disco de destino que neste caso é o novo disco rígido. Clique Próximo para prosseguir.

imagem

4a. Selecionar Continuar.

imagem

4b. Agora você receberá um aviso de que todos os dados na unidade de destino serão apagados. Clique Continuar para iniciar a clonagem da unidade.

imagem

5. O processo de clonagem será iniciado e você poderá ver o progresso na tela. (Seja paciente até que o processo seja concluído).

imagem

6. Quando o processo de clonagem estiver concluído, clique em Terminar e feche o Easeus ToDo Backup.

imagem

7. Desligar o computador.

8. Remova o disco rígido atual do computador e substitua-o pela unidade clonada.

9. Finalmente, ligue o seu PC e deixe-o inicializar no Windows. Se tudo tiver corrido bem, o computador inicializará na área de trabalho do Windows como fez com a unidade antiga. *

* Observação:Se o seu PC não conseguir inicializar no Windows, entre na configuração do BIOS e altere a prioridade de inicialização para a nova unidade.

É isso! Qual método funcionou para você?

Estamos contratando