Como fazer uma instalação limpa do Windows 10 em seu desktop ou laptop.

Como fazer uma instalação limpa do Windows 10 em seu desktop ou laptop.

A Microsoft, quando o Windows 10 foi lançado no mercado, começou a solicitar que os usuários do Windows 8.1, 8 e 7 atualizassem seus sistemas e instalassem o novo sistema operacional gratuitamente. Mas – como sempre – o processo de atualização para o sistema operacional Windows mais recente não é a melhor prática parater um computador funcional sem problemas, especialmente em computadores com muitos programas instalados antes da atualização. Por outro lado, no passado, se você deseja realizar uma instalação limpa do Windows 10, primeiro é necessário atualizar para o Windows 10 a partir da instalação do Windows 7 ou Windows 8 e, em seguida, realizar uma instalação limpa.

instalação limpa Windows 10

Hoje – finalmente – a Microsoft começou a permitir o uso de uma chave de produto válida do Windows 7, 8 ou 8.1 para realizar uma nova instalação e ativar o Windows 10 com ela. Obviamente, se você comprou uma chave do Windows 10, poderá usá-la para fazer uma instalação limpa do Windows 10.



Este tutorial contém instruções detalhadas sobre como realizar uma instalação limpa do Windows 10 em seu computador.

Como executar uma instalação limpa do Windows 10.

Antes de continuar, certifique-se de que:

1. Você fez backup de todos os seus arquivos primeiro em outra mídia (por exemplo, disco USB externo)

2. Você tem em mãos uma chave de produto válida do Windows 10, 7, 8 ou 8.1. Se você já atualizou e ativou o Windows 10 no mesmo computador, não precisa de uma chave. O Windows 10 será ativado automaticamente.

3. Opcionalmente e se você tiver mais de um disco físico em seu sistema: Desconecte qualquer outro disco rígido de seu sistema (e mantenha apenas o disco rígido que você instalará o Windows nele), para evitar a exclusão por engano.

Etapa 1. Crie uma mídia de instalação do Windows 10.

Para fazer uma nova instalação do Windows 10 em seu computador, você precisa de uma chave de produto válida do Windows 10, 8.1, 8 ou 7 e uma mídia de instalação de DVD ou USB do Windows 10.

Se você não tiver uma mídia de instalação do Windows 10, poderá criar uma seguindo as instruções fornecidas nestes artigos:

Etapa 2. Modifique a ordem de inicialização nas configurações do BIOS.

1. Ligue o computador e pressione DO ou F1 ou F2 ou F10 para entrar no utilitário de configuração do BIOS (CMOS). *

* Observação : A maneira de entrar nas configurações do BIOS depende do fabricante do computador. Se o seu computador for compatível com UEFI, pressione o botão correspondente de acordo com as instruções do fabricante do seu computador. (por exemplo, em laptops Sony Vaio que suportam UEFI, você deve pressionar a tecla ASSIST em seu laptop, enquanto seu laptop está DESLIGADO).

dois. No menu BIOS, encontre o Ordem de inicialização contexto. Essa configuração é comumente encontrada no menu Advanced BIOS Features.

3. No Ordem de inicialização configuração, defina o USB disco rígido (por exemplo, USB-HDD) como o primeiro dispositivo de inicialização se você criou uma mídia de instalação USB do Windows 10 ou definiu seu DVD drive como o primeiro dispositivo de inicialização se você criou uma mídia de instalação de DVD do Windows 10.

Quatro. Salvar e sair das configurações do BIOS.

Etapa 3. Instale o Windows 10.

1. Coloque a mídia de instalação do Windows 10 em seu computador.

2. Quando solicitado, pressione Entrar para inicializar a partir de CD ou DVD.

imagem

3. Na primeira tela de configuração, escolha seu idioma, hora – moeda e o método de entrada do teclado e clique em Próximo .

imagem

Quatro. Na próxima tela escolha Instale agora .

imagem

5. Em seguida, digite sua chave de produto do Windows 10, 8.1, 8 ou 7. *

* Observação:Se você já instalou e ativou o Windows 10 no mesmo computador, não há necessidade de digitar a chave do produto novamente. Clique em 'Não tenho uma chave do produto' e o Windows 10 deve ser ativado automaticamente uma vez instalado e conectado à Internet (Microsoft Servers).

imagem

6. Aceitar o contrato de licença e pressione Próximo .

imagem

7. Escolher Personalizado: Instale apenas o Windows (avançado).

imagem

8a. Se você já instalou o Windows no mesmo disco em que vai instalar o Windows 10, então Excluir remover tudo partições listadas. Por outro lado…

imagem

8b. … selecione os Espaço não alocado e clique Próximo.

imagem

9. O processo de instalação do Windows 10 está começando. Aguarde até que seja concluído.

imagem

10. Após a conclusão do processo de configuração, o Windows é reiniciado e solicita que você personalize seu PC. Se você quiser fazer suas próprias personalizações, escolha Personalizar configurações , caso contrário escolha Usar configurações expressas continuar. *

* Observação: Na minha opinião, acho que você deve dar um tempo extra aqui e fazer suas personalizações para decisões críticas – para mim –, como que tipo de dados e informações podem ser fornecidos à Microsoft.

imagem

8. Em seguida, defina quem é o proprietário deste PC.*

  • Se o PC for pessoal (computador local), selecione ' Eu possuo-o ' e pressione Próximo . Se o seu PC pertence a um domínio** selecione ' Minha organização ' opção e pressione Próximo.

Notas:

*. Você não verá essas opções se configurar a versão do Windows 10 Home.

** Você pode ingressar em um domínio após a conclusão da configuração (Windows 10 Pro).

imagem

9. Na próxima tela:

uma. Se você escolheu o ' Minha organização ' opção na tela anterior, selecione a opção ' Junte-se à ID do Azure ' se você usar os serviços empresariais do Office 365 ou selecione o ' Junte-se a um domínio ' opção se o seu PC pertence a um domínio. Em seguida, siga as instruções na tela para configurar (primeiro) uma conta local em seu computador e, após a conclusão da configuração, ingressar no seu domínio.

imagem

b. Se você escolheu o ' Eu possuo-o ', então você pode configurar seu computador usando uma conta da Microsoft ou uma conta local em 'Faça sua tela'.

– Se você quiser usar uma conta MS, tipo sua Credenciais da conta MS (nome de usuário e senha) e pressione Próximo .

– Se você deseja configurar uma nova conta local, clique no botão ' Pular esta etapa ' e siga as instruções para criar uma nova conta local para o seu computador.

imagem

onze. Aguarde até que a personalização do Windows seja concluída.

imagem

12. Quando o sistema operacional Windows 10 estiver instalado, decida se deseja que seu PC seja descoberto por outros PCs em sua rede ou não.

imagem

13. Após a instalação, navegue até o gerenciador de dispositivos e veja se todos os seus dispositivos são reconhecidos corretamente, caso contrário instale qualquer outro driver necessário.

É isso!

Estamos contratando