Como fazer backup do telefone ou tablet Android

Como fazer backup do telefone ou tablet Android

Neste tutorial você pode encontrar instruções detalhadas sobre como fazer backup dos dados armazenados (fotos, músicas, vídeos, contatos, calendário, configurações, etc.) perder seu aparelho ou mesmo se quiser redefinir seu aparelho para as configurações de fábrica.

Backup do Android

Fazer backup do conteúdo do seu telefone ou tablet Android é uma ação obrigatória (se o conteúdo é importante para você... e tenho certeza que é), porque hoje em dia, a maioria de nós, usamos nosso dispositivo Android todos os dias, não apenas para realizar as nossas comunicações mas também para gerir os nossos compromissos (calendário), para ler/escrever emails ou para tirar fotos e vídeos de tudo o que consideramos importante.



Como fazer backup do conteúdo do seu dispositivo Android.

Este tutorial está dividido em quatro (4) partes com instruções detalhadas sobre como fazer backup dos diferentes tipos de conteúdo que estão armazenados no seu dispositivo Android (Smartphone ou Tablet): *

Parte 1. Faça backup de contatos do Android, calendário, Gmail, etc.
Parte 2. Backup das Configurações do Android.
Parte 3. Faça backup de fotos, músicas e vídeos do Android.
Parte 4. Faça backup de mensagens de texto/SMS do Android.

* Importante: Antes de continuar seguindo as instruções deste tutorial, verifique se você já tem uma conta do Google (Gmail) e se configurou (Adicionou) essa conta em seu dispositivo Android.

Parte 1. Backup (Sincronização) de contatos do Android, calendário, Gmail, etc.

Se você deseja fazer backup dos contatos, calendário ou Gmail, sincronize seu dispositivo Android com sua Conta do Google. Fazer isso:

1. No seu dispositivo Android (depois de adicionar sua conta do Google), toque em Definições.

configurações do android

dois. Toque para abrir Contas cardápio.

contas android

3. Selecione a Conta do Google que você adicionou em seu telefone.

conta de sincronização android

Quatro. Marque (selecione) para sincronizar todas as informações disponíveis e, em seguida, toque no Sincronize agora botão para sincronizar imediatamente seus contatos, calendário, Gmail, etc. com sua Conta do Google. *

*Informações: Quando você está sincronizando seu celular Android com sua conta do Google, você também sincroniza todos os seus contatos, calendário e e-mail do Google do seu telefone para essa conta e vice-versa. Portanto, se você abrir sua conta do Google em qualquer computador ou dispositivo móvel e navegar para, por exemplo, Na página de contatos do Google, você pode descobrir que todos os seus contatos do Android Phone também são armazenados online. Além disso, se você fizer uma alteração no dispositivo ou na sua Conta do Google, a alteração será aplicada a ambos os locais (Dispositivo e Conta do Google) quando você estiver conectado à Internet.

configurações de sincronização do android

Parte 2. Backup das Configurações do Android.

Se você deseja fazer backup das configurações do Android (senhas de Wi-Fi, favoritos, configurações de aplicativos etc.):

1. Abrir Android Configurações -> Contas.

dois. Debaixo Opções de backup seção, toque Fazer backup e redefinir .

backup-android

3. Debaixo Backup e restauração seção selecione o Fazer back-up dos meus dados caixa de seleção. *

* Notas:

1. Se você deseja restaurar automaticamente as configurações de backup ao reinstalar um aplicativo, selecione o Restauração automática caixa de seleção também.

2. Certifique-se de ter adicionado uma conta de backup em Configurações da conta de backup. Para adicionar uma conta de backup, toque em Conta de backup e, em seguida, adicione sua conta do Google.

backup-data-android

Parte 3. Faça backup de fotos, músicas e vídeos do Android.

Para fazer backup de fotos, músicas e vídeos do seu dispositivo Android, você tem estas opções:

  1. Backup manual Copie/cole (transfira) manualmente todos os arquivos do seu dispositivo Android para o seu computador.
  2. Backup automático : Use um aplicativo de backup para sincronizar seu dispositivo Android com a nuvem. Neste tutorial usarei o aplicativo Google Fotos, que é oferecido gratuitamente e permite armazenar até 15GB de dados nos servidores do Google.

Método 1. Backup manual do Android.

O primeiro método para fazer backup de seus dados do Android é transferir manualmente (copiar e colar) o conteúdo do seu dispositivo (Fotos, Vídeo, Música, etc.) conectando seu dispositivo ao seu computador (PC ou MAC). Eu recomendo este método porque é a maneira mais 'clara' de fazer backup de seus dados. A única desvantagem desse método é que você deve executar essa tarefa com frequência para manter seu backup atualizado. Para fazer backup manual dos dados do Android:

1. Conecte seu dispositivo Android ao seu computador, usando o cabo USB.

dois. No seu dispositivo Android:

uma. Tocar & arraste para baixo a barra de notificação.

usb-android

b. Toque em Conectado como um dispositivo de mídia .

configurações usb do android

c. Selecione os Dispositivo de mídia (MTP) caixa de seleção.

android-connect-as-storage

3. No seu computador: abra o Windows Explorer e você verá:

uma. Uma nova unidade com o nome do seu dispositivo Android (Modelo) (por exemplo, 'GT-I9300'), &

b. Um novo 'disco removível', se você instalou um cartão SD no seu dispositivo.

armazenamento-sd-android

Quatro. Crie uma nova pasta no seu computador (por exemplo, na pasta 'Documentos') e dê a ela um nome (para a nova pasta) que você possa reconhecer (por exemplo, Android_Backup_11092015). Além disso, se você tiver um cartão SD, crie uma nova pasta e nomeie-a da mesma maneira. (por exemplo, SD_Backup_11092015).

5. Em seguida, explore o conteúdo do seu dispositivo (e cartão SD) e copie/cole (backup) na(s) nova(s) pasta(s) criada(s) no seu computador:

uma. As seguintes pastas do seu dispositivo Android:

    1. DCIM –> Câmera, Foto e Vídeo.
    2. Música.
    3. Imagens -> Capturas de tela
    4. Documentos
    5. Transferências

b. Todos os arquivos do cartão SD do seu dispositivo.

Importante: NÃO se esqueça de fazer backup de seus dados do Android com frequência, para manter seus arquivos atualizados.

Método 2. Backup automático do Android.

O segundo método para fazer backup de seus dados do seu dispositivo Android é usar o aplicativo Google Fotos. Ao usar o aplicativo Google Fotos, a operação de backup será realizada automaticamente, quando seu telefone tiver acesso à Internet (está conectado à Internet).

Para fazer backup automático dos dados do Android com o Google Fotos:

Etapa 1. Baixe o aplicativo Google Fotos para o seu dispositivo.

1. Aberto Loja de aplicativos do Google .

android play store

dois. Digite 'google photos' no campo de pesquisa e toque em Google Fotos app dos resultados.

android-google-fotos

3. Toque Instalar para instalar o Google Fotos no seu dispositivo.

android-google-photos-install

Quatro. Leia com atenção o que o app precisa acessar e se concordar clique Aceitar .

instalação do android-google-photos

5. Aguarde até que a instalação seja concluída.

Etapa 2. Especifique as configurações de backup do Google Fotos.

1. Inicie o aplicativo Google Fotos em seu dispositivo.

google-fotos-android

dois. Certifique-se de que o Fazer backup e sincronizar configuração é EM e toque Feito .

fazer backup das configurações de sincronização-google-photos

3. No canto superior esquerdo, toque em Cardápio menu de fotos do google .

configurações de fotos do google

Quatro. Toque Definições.

configurações de backup de fotos do google

5. Toque Backup e sincronização

google-photos-select-folders

6. Toque Fazer backup das pastas do dispositivo .

google-photos-select-folders-to-backup-sync

7. Agora selecione quais outras pastas do seu dispositivo você deseja sincronizar (backup) com o armazenamento do Google Fotos, movendo o controle deslizante para EM . *

* Observação:Por padrão, a pasta da câmera é copiada automaticamente.

google-photos-sync-settings

8. (Opcional) Quando terminar de selecionar suas pastas, toque na seta para a esquerda , para voltar às principais opções de configuração de 'Fazer backup e sincronização'. Aqui você pode especificar as seguintes configurações:

A. Abaixo Dados móveis seção: Especifique se deseja que a operação de backup (sincronização) seja executada mesmo se você estiver conectado à Internet através da rede Celular. *

* Observação:Por padrão, o backup é realizado SOMENTE quando seu dispositivo Android está conectado à Internet através de uma rede Wi-Fi.

B. Abaixo Quando fazer backup seção: Você pode habilitar a operação de backup no caso de carregar seu celular (somente) e em Roaming.

9. Depois de especificar as configurações de backup, aguarde até que as pastas selecionadas sejam sincronizadas com sua conta do Google associada.

10. Por fim, você pode acessar seus itens sincronizados, de qualquer computador e navegador da Web, fazendo login com a mesma conta do Google do seu dispositivo para fotos.google.com

Parte 4. Faça backup de mensagens de texto/SMS do Android.

Se você deseja fazer backup das mensagens SMS do seu dispositivo Android, você precisa de um aplicativo de terceiros, como o Backup de SMS+ aplicativo . Um guia detalhado sobre como usar o aplicativo SMS Backup+, para fazer backup de suas mensagens de texto/SMS do Android para sua conta do Google, pode ser encontrado aqui: Como transferir (Backup/Restaurar) mensagens SMS do Android de/para o telefone Android.

Você Terminou!

Estamos contratando