Como corrigir problemas de tela azul da morte 'BSOD' no Windows.

Como corrigir problemas de tela azul da morte 'BSOD' no Windows.

Os erros de tela azul (também conhecidos como 'Blue Screen Of Death' ou 'BSOD' ou 'STOP errors') são os problemas mais difíceis de solucionar no Windows, porque na maioria das vezes, os problemas de BSOD ocorrem repentinamente, quando o sistema trava e sem nenhuma razão óbvia(por exemplo, após uma alteração de hardware ou software ou sempre que você tentar iniciar um aplicativo específico).

Tela azul da morte

Os erros BSOD geralmente são causados ​​devido a falhas de hardware: RAM, HDD ou VGA com defeito, fonte de alimentação (PSU) com defeito ou superaquecimento. Nos demais casos, os problemas de tela azul podem ser causados ​​por um driver de dispositivo incorreto ou corrompido, problemas de overclock ou infecções por malware.



Este tutorial contém instruções detalhadas sobre como solucionar problemas de BSOD (Blue Screen Of Death).

Como resolver problemas de BSOD no Windows 10, 8.1, 8, 7 ou Vista.

Importante: Antes de continuar a solucionar problemas de BSOD seguindo os métodos mencionados abaixo:

1. Desconecte todos os dispositivos externos conectados do sistema (por exemplo, disco USB, disco flash, impressora, etc.)

dois. Garanta que você não alterou seu software ou hardware : Se você alterou recentemente o hardware de sua máquina (por exemplo, adicionou mais RAM ou alterou a placa VGA), ou instalou um novo driver de dispositivo de hardware ou um novo software (por exemplo, antivírus), então, provavelmente, isso é a razão para o problema BSOD.

3. Certifique-se de que seu computador não superaqueça. Verifique se a temperatura do hardware do seu sistema (CPU, Memória, GPU) está normal e não está superaquecendo. Para esta tarefa, você pode usar o CPUID HWMonitor Utilitário. Se o seu sistema estiver superaquecendo, limpe o computador da poeira restante para evitar altas temperaturas e problemas operacionais. A melhor maneira de fazer isso é usar um soprador de ar potente. Certifique-se também de que o fluxo de ar para fora não seja impedido.

Quatro. Certifique-se de que sua RAM e HDD (disco rígido) estejam íntegros: Muitas vezes, os problemas de tela azul são causados ​​devido a uma memória (RAM) ou disco rígido defeituoso (defeituoso). Portanto, prossiga e diagnostique a memória e o disco rígido do seu sistema quanto a problemas de hardware seguindo as instruções nestes tutoriais:

  • Como diagnosticar seu disco rígido (HDD) para problemas de hardware.
  • Como diagnosticar problemas de memória (RAM) do seu computador.


Nota 1.Os métodos abaixo podem ser aplicados somente se você puder iniciar o Windows 'Normalmente' ou em 'Modo de Segurança' ou em 'Modo de Segurança com Rede'.
– Se você enfrentou um loop BSOD e não pode inicializar no Windows normalmente (ou no modo de segurança), a única opção que você tem para solucionar o problema da tela azul é usar o recurso 'Restauração do sistema' para restaurar o sistema para um estado de trabalho anterior.

    Para iniciar a Restauração do Sistema:

- Dentro Windows 7 & Visualizar , aperte o F8 chave, para entrar em Opções de inicialização avançadas e depois escolha Reparar Seu computador .* Em seguida, siga as instruções na tela para restaurar seu computador para um estado anterior .

*Sugestão:Antes de tentar a opção de reparo, experimente e selecione o 'Última configuração válida ' opção.

- Dentro Windows 10, 8,1 e 8 : Nestas edições do Windows, você não pode usar o menu 'F8' – Opções Avançadas de Inicialização – se o Windows travar imediatamente. Neste caso, tente desconectar o computador imediatamente da tomada (se você for proprietário de um laptop, remova a bateria também) e ligue o computador novamente. Normalmente, ele inicializará no modo de reparo. Caso contrário, você deve inicializar seu computador a partir de uma mídia de instalação (recuperação) do Windows para restaurar seu computador a um estado de funcionamento anterior.

Nota 2.Se nenhum dos métodos abaixo resolver o problema de BSOD, você poderá encontrar instruções adicionais neste artigo: Como resolver problemas de BSOD a partir de informações de tela azul e MiniDump.

Soluções comuns para corrigir a tela azul – BSOD – Problemas.
Método 1: verifique se há vírus e malware no seu computador.
Método 2: Execute uma inicialização limpa do Windows.
Método 3. Use a ferramenta SFC Scannow para reparar arquivos de sistema do Windows.
Método 4. Desinstale e reinstale drivers de dispositivo essenciais .
Método 5. Desinstale o software antivírus/segurança .
Método 6. Restaure o Windows para um estado de trabalho anterior.
Outros métodos para resolver problemas de BSOD.

Método 1: verifique o seu computador em busca de vírus e malware para corrigir o BSOD.

Importante: Antes de seguir os demais passos, certifique-se de que seu computador esteja 100% limpo de programas nocivos como rootkits, malware ou vírus. Para realizar esta tarefa, siga as etapas deste Guia rápido de verificação e remoção de malware .

Após verificar/limpar seu computador contra vírus, tente iniciar o Windows normalmente. Se o problema de BSOD persistir, continue para o próximo método.

Método 2. Execute uma inicialização limpa para resolver BSOD.

O próximo método para solucionar problemas de BSOD é desabilitar todos os serviços não Microsoft que são executados automaticamente na inicialização do Windows. Fazer isso:

1. Pressione o janelas + R teclas para carregar o Correr caixa de diálogo.
2. Tipo msconfig para abrir o utilitário de configuração do sistema e pressione Entrar .

corrigir erro de parada bsod

3. No Serviços aba Verifica a Ocultar a caixa de seleção de todos os serviços da Microsoft .

inicialização limpa

Quatro. aperte o Desativar tudo botão, para desabilitar todos os serviços não Microsoft que iniciam na inicialização do Windows.
5. Clique OK para aplicar as alterações e reiniciar seu computador normalmente.

inicialização limpa do windows

6. Após o reinício:

eu. Se você pode trabalhar com seu computador normalmente e sem erros de BSOD, abra o Configuração do sistema utilitário novamente e habilite um por um os serviços desabilitados até descobrir qual deles causa o problema da tela azul.

ii. Se o problema de BSOD persistir, continue para o próximo método.

Método 3. Use o SFC Scannow para reparar arquivos de sistema do Windows.

Execute a ferramenta System File Checker (SFC) para corrigir arquivos e serviços corrompidos do Windows. Fazer isso:

1. Abra um prompt de comando com privilégios administrativos.

  • Dentro Windows 7 & Visualizar , vamos para Começar > Todos os programas > Acessórios. Em seguida, clique com o botão direito em Prompt de comando e escolha Executar como administrador .
  • Dentro Windows 10, 8.1 e 8: Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows prompt de comando (admin)e selecione Prompt de Comando (Admin)

    sfc snannow

dois. Na janela de comando, digite o seguinte comando e pressione Entrar .

  • SFC / SCANNOW

desativar registro do defensor

3. Aguarde e não use seu computador até Ferramenta SFC verifica e corrige os arquivos ou serviços do sistema corrompidos.
Quatro. Quando a ferramenta SFC terminar, reinício seu computador e verifique se o problema BSOD persiste. Se sim, continue para o próximo método.

Método 4. Desinstale e reinstale os drivers de dispositivo essenciais.

Desinstale e reinstale alguns drivers de dispositivo essenciais em seu sistema, para descobrir se algum deles causa o problema BSOD. Os drivers de dispositivo que na maioria das vezes causam problemas de tela azul são os seguintes:

      1. Driver do adaptador de vídeo
      2. Driver do adaptador sem fio
      3. Driver do adaptador Ethernet

Para realizar esta tarefa:

1. Desinstale o primeiro driver de dispositivo da lista acima.
2. Reinicie o computador.
3. Baixe o driver mais recente para o dispositivo no site do fabricante. *
4. Reinicie o computador novamente.
5. Após reiniciar verifique se o seu computador está funcionando normalmente sem erros de BSOD. Caso contrário, prossiga e desinstale o próximo driver mencionado na lista acima.

* Observação:Em alguns casos, especialmente para placas de vídeo, é melhor baixar um driver de dispositivo mais antigo e mais estável para o seu hardware.

Método 5. Desinstale o software antivírus/segurança.

Desinstale qualquer software de segurança ou antivírus instalado no sistema. Caso você use o Microsoft Security Essentials (Windows 7 ou Vista) ou o Windows Defender (Windows 10 ou 8), como seu programa antivírus, evite que o serviço correspondente seja iniciado na inicialização do Windows usando o Registro do Windows. Fazer isso:

1. Inicie seu computador em Modo de segurança .
dois. aperte o janelas + R teclas para carregar o Correr caixa de diálogo.
3. Tipo regedit para iniciar o Editor do Registro do Windows e clique em OK .

desabilitar registro de fundamentos

Quatro. Navegue até a chave correspondente de acordo com o programa antivírus da MS que você usa:

    Microsoft Essentials
    • HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesMsMpSvc
    Windows Defender
    • HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesWinDefend

5. No painel direito, clique duas vezes para abrir o Começar valor.
6. Verificar Decimal e altere os dados do valor de 2 para 4 e clique OK . *

* Valores possíveis do estado de serviço:

0 = Inicialização
1 = Sistema
2 = Automático
3 = Manual
4 = Desativado

rstrui

7. Reinicie seu computador e faça logon no Windows normalmente.

eu. Se você puder trabalhar com seu computador normalmente e sem problemas de BSOD, reinstale o software antivírus ou use outro programa para sua proteção de segurança.

ii. Se o problema de BSOD persistir, continue para o próximo método.

Método 6. Use a Restauração do sistema para restaurar o Windows para um ponto de restauração anterior.

Em alguns casos, os erros de tela azul começam a aparecer após uma atualização do Windows ou após uma atualização automática do driver de hardware. Nesses casos, o método mais confiável para resolver problemas de BSOD é restaurar o sistema para um estado de funcionamento anterior. Fazer isso:

1. aperte o janelas + R teclas para carregar o Correr caixa de diálogo.
dois. No tipo de caixa 'Abrir' rstrui (ou rstrui.exe ) para iniciar o utilitário Restauração do Sistema e pressione OK .

restauração do sistema

3. Pressione Próximo na primeira tela.
4. Selecione o ponto de restauração recomendado ou verifique o Mostrar mais pontos de restauração opção, para escolher um ponto de restauração diferente (mais antigo) e pressione Próximo .

5. Siga as instruções na tela e aguarde até que o Windows restaure seu computador na data/hora escolhida.
6. Quando o processo de restauração for concluído, seu sistema será reiniciado.
7. Se a restauração do sistema for concluída com êxito, o problema BSOD provavelmente desaparecerá.

Outros métodos para resolver problemas de BSOD.

1. Instale todas as atualizações importantes do Windows.
2. Instale os drivers mais recentes para todos os dispositivos periféricos (impressora, scanner, etc.)
3. Faça backup de seus arquivos e execute uma instalação limpa do Windows.
4. Se você for um usuário mais avançado e quiser continuar a solução de problemas de BSOD, siga as instruções neste artigo para descobrir qual arquivo, módulo ou driver causa o erro de falha de BSOD: Como resolver problemas de tela azul lendo informações de BSOD e MiniDump .

É isso!

Estamos contratando