Como corrigir problemas de superaquecimento do laptop.

Como corrigir problemas de superaquecimento do laptop.

O superaquecimento do laptop pode causar sérios problemas de hardware e danificar completamente seu laptop se você não fizer nada para resolver o problema. O problema de superaquecimento geralmente ocorre em um laptop que está em uso há muito tempo e geralmente é devido à poeira coletada na ventoinha da CPU e suas aberturas.

Como você deve saber, a CPU é o 'cérebro' do seu computador que é responsável por executar o Windows e os aplicativos em seu computador. A coisa mais importante para manter a CPU saudável é mantê-la fria. O superaquecimento da CPU pode causar sérios problemas em seu laptop e, para evitar esse dano, as CPUs modernas têm um recurso de proteção que desliga automaticamente o laptop se a CPU ficar muito quente.

Neste guia, você encontrará instruções detalhadas sobre como prevenir e resolver problemas de superaquecimento do laptop.



Como proteger seu laptop de superaquecimento.

  1. Como muitos laptops absorvem o ar da parte inferior para dissipar o calor, evite colocar seu laptop no colo ou em panos (como lençóis, cobertores, etc.) e sempre prefira colocá-lo em uma superfície plana e dura, como seu escritório.
  2. Mantenha limpo o espaço próximo às saídas de ar do laptop.
  3. Use uma almofada de resfriamento para laptop ou um resfriador de vácuo para laptop.
  4. Mesmo que seu laptop não superaqueça, é uma boa prática limpar as aberturas e o ventilador duas vezes por ano para evitar o acúmulo de poeira.

Como verificar se a CPU superaquece.

Etapa 1. Verifique a temperatura da CPU quando o processador estiver ocioso.

O primeiro passo para solucionar o problema de superaquecimento do laptop é medir a temperatura da CPU, quando a CPU está ociosa e quando está sob estresse. Fazer isso:

1. Baixe e instale os dois utilitários a seguir em seu PC:

    1. Temperatura do núcleo . (Para monitorar a temperatura da CPU)
    2. CPUID CPU-Z (Para estressar a CPU)

3. Execute o Temperatura do núcleo programa e observe as seguintes informações:

    1. o Tj. Máx. (Temperatura de Junção), que é a temperatura máxima permitida na matriz do processador.
    2. A temperatura atual de todos os núcleos da CPU.

Como verificar a temperatura da CPU


Quatro.
Agora, de acordo com as temperaturas que você vê no programa Core Temp, execute a ação correspondente: *

  • Se a temperatura média de todos os núcleos da CPU for cerca de 50-60% da temperatura máxima permitida da CPU (Tj. Max), vá para a etapa 2 para descobrir a temperatura da CPU sob estresse.
  • Se a temperatura média de todos os núcleos da CPU for cerca de 80-90% da temperatura máxima permitida da CPU (Tj. Max) e ela crescer, então pare aqui e pule para a etapa 3 para limpar seu laptop da poeira.

* Observação:Neste ponto devo dizer que não existe uma temperatura ideal (normal) para um processador, pois ela difere de modelo para modelo e de fabricante para fabricante. De um modo geral, a temperatura da CPU no modo IDLE pode variar entre 40-65°C e sob pressão entre 65-85°C. Para verificar se as temperaturas do seu processador (no estado IDLE e no estado LOAD), estão normais, procure na WEB por outros usuários que possuam o mesmo processador que você.

por exemplo: Como você vê na captura de tela acima, para um Processador Intel® Core™2 Duo T8300 CPU , onde a temperatura máxima permitida é de 105°C, a temperatura média (quando o processador está ocioso) é de cerca de 56-57°C. Essa temperatura da CPU parece normal quando o processador está ocioso, mas é melhor estressá-la para garantir.


Etapa 2. Verifique a temperatura da CPU quando o processador está SOB CARGA

Para descobrir a temperatura máxima (média) da CPU, quando a CPU está estressada 100%:

1. Sem fechar o utilitário Core Temp, execute CPUID CPU-Z

dois. Dentro CPU-Z, selecione os Banco de sentar (Benchmark) e clique em Estressar CPU.

Como estressar a CPU

3. Agora, abra Temperatura do núcleo e verifique novamente a temperatura média de todos os núcleos da CPU sob 100% de carga. Agora de acordo com os resultados, execute a ação correspondente:

  • Se estiver abaixo de 100% de carga, a temperatura média de todos os núcleos da CPU for cerca de 70-80% da temperatura máxima permitida da CPU (Tj. Max), deixe o teste de estresse para ser executado por mais 15-20 minutos para garantir que a CPU temperatura não cresce mais. Se a temperatura não aumentar, a temperatura da CPU está normal, mas, opcionalmente, vá para a etapa 3 para limpar as aberturas de ventilação do laptop da poeira.
  • Se estiver abaixo de 100% de carga, a temperatura média de todos os núcleos da CPU é cerca de 90-95% da temperatura máxima permitida da CPU (Tj. Max) e cresce, então pare o CPU-Z teste de estresse imediatamente (antes de atingir a temperatura 'Tj. Max') e continue na etapa 3 para limpar as aberturas de ventilação do laptop da poeira.

por exemplo: Neste exemplo, (onde a temperatura máxima permitida da CPU é 105°C), a temperatura máxima quando o processador está sob estresse é de cerca de 77-78°C. Esta é uma boa temperatura para essa CPU quando estressada, mas por motivos de precaução é uma boa prática limpar as aberturas da CPU.

Ho para ver a temperatura da CPU do laptop

Como diminuir a temperatura da CPU no seu laptop.


Etapa 3. Limpe a poeira das saídas de ar.

A causa mais importante de superaquecimento do laptop é a POEIRA. Portanto, o primeiro passo para corrigir o problema de superaquecimento é limpar a POEIRA das saídas de ar. Isso pode ser feito facilmente, usando uma lata de ar comprimido para limpar as aberturas.

Requisitos: Ar comprimido e (opcionalmente) um aspirador de pó.

Para limpar as aberturas do laptop:

1. Desligue seu laptop e desconecte o cabo de alimentação.
dois. Feche a tampa e coloque o laptop de cabeça para baixo.
3. Remova a bateria.
Quatro. Se você possui um aspirador de lata (que não usa água), remova o pedal do piso e coloque a mangueira nas saídas de ar e aspire a poeira.
5. Quando terminar, pulverize os dutos de ar com o ar comprimido.

* Observação:A maioria dos laptops tem aberturas na parte inferior e no lado esquerdo ou na parte traseira. Portanto, localize e limpe todos eles da poeira.

Como diminuir a temperatura da CPU

Saídas de ar limpo

6. Depois de limpar a poeira das aberturas, ligue seu laptop e execute as etapas 1 e 2 novamente para verificar se a temperatura da CPU está significativamente reduzida e está dentro dos limites permitidos, quando a CPU está estressada. Se não, prossiga abaixo.

Etapa 4. Limpe a unidade de resfriamento interna da CPU e troque a pasta térmica.

Se o seu laptop ainda superaquecer depois de limpar a poeira dos dutos de ar, você precisará abrir a tampa do laptop para limpar a poeira do cooler do processador e trocar a pasta térmica* do dissipador de calor. Por se tratar de um trabalho especializado, sugiro que seja realizado por uma oficina de informática para evitar danos.

* Observação:A pasta térmica é usada para aumentar a condutividade térmica entre o processador e o dissipador de calor, preenchendo orifícios microscópicos entre o dissipador de calor e o processador.

Requisitos: Chaves de fenda adequadas para parafusos na parte de trás do seu laptop, uma pequena escova, um pano seco sem fiapos, álcool isopropílico de alta pureza e pasta térmica.

Para corrigir o resfriamento interno (se você tiver habilidades técnicas), aqui estão as etapas que você precisa seguir:

1. Desligue seu laptop e desconecte o cabo de alimentação.
dois. Feche a tampa e coloque o laptop de cabeça para baixo.
3. Remova a bateria.

Quatro. Remova a tampa traseira. *

* Observação:A maneira de remover a tampa traseira varia de laptop para laptop. Portanto, leia o manual de serviço do fabricante do seu notebook ou, melhor ainda, verifique se há algum vídeo com instruções no YouTube sobre como desmontar seu notebook.

5. Após abrir a tampa traseira, localize o ventilador de resfriamento e remova-o de seu lugar. Fazer isso:

    1. Remova o cabo de alimentação do cooler.
    2. Localize e remova todos os parafusos que prendem o ventilador e o dissipador de calor.

Como corrigir problemas de superaquecimento do laptop.

6. Quando o sistema de resfriamento da CPU está fora de seu lugar:

uma. Use uma escova pequena para limpar cuidadosamente as asas do ventilador da poeira e, em seguida, pulverize com ar comprimido as asas para escoar a poeira.
b. Use um seco pano sem fiapos (por exemplo, microfibra) e remova cuidadosamente a pasta térmica antiga da tampa do processador e do dissipador de calor. *

* Notas:
1.Se o dissipador de calor também resfriar o chip da GPU, você também deverá remover a pasta térmica do chip da GPU.
dois.Para facilitar a remoção da pasta térmica, aplique 2-3 gotas de álcool isopropílico ou álcool isopropílico de alta pureza no pano.

CUIDADO: Tome cuidado para não arranhar a superfície do processador e dissipador de calor ao remover a pasta térmica antiga.

Como corrigir o superaquecimento do laptop

Trocar pasta térmica

c. Depois de remover a pasta térmica antiga, aplique uma pequena quantidade da nova pasta térmica (do tamanho de um grão de arroz), no centro da tampa do processador. *

* Notas:
1.Se o dissipador de calor também resfriar o chip da GPU, você também deverá aplicar a pasta térmica no chip da GPU.
dois.Antes de aplicar a nova pasta térmica, dê uma olhada nas instruções do fabricante da pasta térmica, para ver como aplicar. Por exemplo, se você usar o Prata Ártico 5 pasta térmica (que é uma das melhores pastas térmicas que já usei), navegue até este link para saber como aplicar a pasta térmica.

7. Após aplicar a nova pasta térmica:

    1. Coloque a unidade de resfriamento da CPU de volta em seu lugar.
    2. Fixe a unidade de resfriamento da CPU com seus parafusos.
    3. Conecte o cabo de alimentação do cooler.

8. Quando terminar, recoloque a tampa traseira, a bateria e o adaptador de energia.
9. Ligue o laptop e verifique a temperatura da CPU.

Ajuda adicional: Se depois de executar todas essas etapas o laptop ainda superaquecer, diminua o desempenho do processador e verifique se a temperatura da CPU caiu. Fazer isso:

1. Navegue até Painel de controle e abra Opções de energia .
2. Clique Alterar configurações do plano .

Alterar configurações do plano

3. Clique Alterar configurações avançadas de energia .

Alterar configurações avançadas de energia

4. Em Gerenciamento de energia do processador:

  • Colocou o Estado mínimo do processador quando Conectado para 90 ou para 95%
  • Colocou o Política de resfriamento do sistema para Ativo
  • Colocou o Estado máximo do processador quando Conectado para 90 ou para 95%

Gerenciamento de energia do processador - Definir estado máximo de energia

5. Quando terminar, clique OK para salvar as alterações e verificar a temperatura da CPU sob estresse.

* GORJETA: EUSe o seu laptop tiver um teclado retroiluminado, desligue-o.

É isso!

Estamos contratando