Como corrigir o driver de vídeo parou de responder e recuperou e a tela azul parou: problemas 0X00000116 (BSOD).

Como corrigir o driver de vídeo parou de responder e recuperou e a tela azul parou: problemas 0X00000116 (BSOD).

O ' Driver de vídeo parou de responder e se recuperou ' erro ou/e o problema de tela azul 0X00000116 (BSOD) causado pelo 'nvlddmkm.sys ' (em GPUs baseadas em NVIDIA) ou o ' atikmpag . sys' arquivo ( em GPUs baseadas em AMD-ATI),significa que o adaptador de vídeo está com defeito porque seu adaptador de vídeo leva muito tempo para concluir uma operação, devido a vários motivos, por exemplo, overclocking, corrupção de arquivos de driver, fonte de alimentação defeituosa (PSU), superaquecimento, falta de atualizações críticas, etc.

Para solucionar o problema ' Driver de vídeo parou de responder ' você precisa descobrir se o problema ocorre em um aplicativo ou jogo específico que você está executando (mais comumente em aplicativos que usam vídeo, como o Skype) ou ocorre durante a inicialização do Windows.

Neste guia, você pode encontrar uma série de etapas e ações para solucionar esses sintomas/problemas:



1. Quando você executa um aplicativo que usa vídeo (como o Skype) ou um videogame, seu computador congela e você recebe uma das seguintes mensagens de erro:

    • ' Driver de vídeo AMD parou de responder e se recuperou' (se você possui um adaptador de vídeo AMD/ATI).
    • ' Driver de vídeo NIVIDIA parou de responder e se recuperou' (se você possui um adaptador de vídeo NVIDIA).
    • ' nvlddmkm.sys parou de responder e se recuperou '.

2. Durante a inicialização do Windows ou se o computador travar aleatoriamente e exibir uma tela azul (BSOD) com o erro ' PARAR: 0X00000116 ' consulte os seguintes arquivos de driver:

    • ati2cqag.dll, ati2dvag.sys, atikmpag.sys, atikmdag.sys, ativpk.sys, amd2dvag.sys, amdkmdag.sys, amdvpk.sys (se você possui um adaptador de vídeo AMD/ATI).
    • nvlddmkm.sys (se você possui um adaptador de vídeo NVIDIA).

3. Durante a inicialização do Windows ou se o computador travar aleatoriamente e exibir uma tela azul (BSOD) com um dos seguintes erros:

    • IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL,
    • DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL,
    • PAGE_FAULT_IN_NON_PAGED_AREA .

4. No Visualizador de Eventos, você recebe estes erros:

    • Atikmdag: ID do evento 43029 ou ID do evento 52236: ' Exibir em não ativo '

Corrigir BSOD STOP 0X00000116

Corrigir o driver de vídeo parou de responder e se recuperou

Como resolver o erro de tela azul 'Parar: 0X00000116' e o problema 'O driver de vídeo parou de responder e foi recuperado'.

Antes de continuar a solucionar os problemas descritos acima, primeiro siga as sugestões abaixo:

1. Desativar a interface Windows AERO*:

  • Windows 7 :Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na área de trabalho e escolha Personalizar . Em seguida, escolha um tema da categoria Temas básicos e de alto contraste.
  • Windows Vista:Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na área de trabalho e escolha Cor e aparência da janela . Então escolha Abra as propriedades de aparência clássica para obter mais opções de cores. Selecionar Básico do Windows Vista para esquema de cores .

*Observação: Dentro Windows 8/8.1 SO a interface AERO está desabilitada por padrão.

dois. Se você possui um laptop, defina a configuração de desempenho de energia para o máximo:

    Windows 8, 7 e Vista: Navegar para Painel de controle > Opções de energia. No Equilibrado plano clique em Altere as configurações do plano. Selecionar Alterar configurações avançadas de energia e defina o plano de energia de Equilibrado para Alta performance. Imprensa OK para armazenar as novas configurações.

opções de desempenho de energia

3. Certifique-se de que seu computador tenha as atualizações e service packs mais recentes do Windows.

Quatro. Instale o mais recente DirectX motoristas. (Você pode baixar/instalar os drivers DirectX mais recentes aqui: https://support.microsoft.com/en-us/kb/179113 )

5. Instale os drivers mais recentes para seu adaptador de vídeo.

6. Remova todas as configurações de overclocking feitas em seu hardware (por exemplo, na CPU ou na memória ou na GPU) e execute seu hardware nas configurações padrão (por exemplo, as configurações do BIOS estão definidas como Padrão).

7. Verifique se a temperatura do hardware do seu sistema (CPU, Memória, GPU) está normal e não está superaquecendo. (Para esta tarefa, você pode usar o CPUID HWMonitor )

Se, depois de seguir as sugestões acima, o problema do driver de vídeo ainda ocorrer, siga as etapas de solução de problemas abaixo de acordo com sua situação.

Situação A Se você receber a mensagem 'O driver de vídeo parou de responder e se recuperou' ao usar um aplicativo específico, então:

  1. Primeiro aumente o tempo de processamento da GPU (Graphics Processing Unit) seguindo as instruções abaixo ( Solução 1 ) e reinicie o computador. Se o problema persistir então,
  2. Execute uma instalação limpa do aplicativo que causa o problema e veja se o 'Driver de vídeo parou de responder e foi recuperado' foi resolvido. Se não então,
  3. Desinstale os drivers de vídeo atualmente instalados e baixe e instale uma versão anterior do driver para seu adaptador de vídeo. Passos detalhados sobre como você pode fazer isso você pode encontrar em Solução 2 abaixo de.

Situação B. Se você receber uma tela azul com o erro 'Stop: 0X00000116' durante a inicialização:

  1. Inicialize o Windows no modo de segurança e desinstale os drivers de vídeo atualmente instalados. Em seguida, baixe e instale uma versão anterior do driver para seu adaptador de vídeo. (Ver Solução 2 abaixo para obter instruções detalhadas.) Se o problema persistir,
  2. Inicialize o Windows no modo de segurança e desinstale os drivers de vídeo atualmente instalados. Em seguida, redefina as configurações do BIOS para os valores padrão e recoloque o adaptador de vídeo (se você tiver um desktop). (Ver Solução 3 abaixo para obter instruções detalhadas).

Solução 1. Aumente o tempo de processamento da GPU (Graphics Processing Unit).

Aumente o tempo de processamento da GPU (Graphics Processing Unit) ajustando o valor do registro Timeout Detection and Recovery. Fazer isso:

1. Baixe e instale o Microsoft corrigi-lo 50848 (fonte: https://support.microsoft.com/en-us/kb/2665946 )

(Imprensa Concordar e depois pressione Próximo )

Microsoft corrigi-lo 50848

2. Quando a instalação terminar, feche a janela do Microsoft Fix-it e reinicie o computador.

3. Após a reinicialização, execute o aplicativo que causou o erro 'O driver de vídeo parou de responder' e veja se o problema foi corrigido.

Solução 2. Instale uma versão anterior do driver para o adaptador gráfico.

Etapa 1: Inicie seu computador no modo de segurança com rede.

Para iniciar seu computador no modo de segurança com suporte de rede:

Usuários do Windows 7, Vista e XP :

  1. Feche todos os programas e reinício seu computador.
  2. Aperte o ' F8 ' enquanto seu computador está inicializando, antes do aparecimento do logotipo do Windows.
  3. Quando o ' Menu de opções avançadas do Windows ' aparece na tela, use as teclas de seta do teclado para destacar o Modo de segurança com rede opção e pressione ' ENTRAR '.

Modo de segurança com rede

Usuários do Windows 8 e 8.1*:

* Também funciona no Windows 7, Vista e XP.

1. Imprensa janelas Image-201_thumb+ R teclas para carregar o Correr caixa de diálogo.

dois. Tipo msconfig e pressione Entrar . Rede de inicialização segura

3. Clique no Bota aba e verifique Inicialização segura & Rede .

que

Quatro. Clique OK e reiniciar seu computador.

Observação: Para inicializar o Windows em Modo normal novamente, você deve desmarcar o Inicialização segura configuração usando o mesmo procedimento.

Etapa 2. Desinstale os drivers da placa gráfica.

Quando seu computador entrar no modo de segurança, navegue até o Windows Painel de controle > Programas e recursos (Adicionar/Remover Programas) e Desinstalar o driver de vídeo atualmente instalado ou – ainda melhor – se você possui um desktop com uma placa de vídeo AMD/ATI ou NVidia, use o Utilitário de desinstalação do driver de vídeo (DDU) * para remover completamente os drivers da placa gráfica. Fazer isso:

*Informações: Desinstalador do driver de vídeo é um utilitário de remoção de driver que pode ajudá-lo a desinstalar completamente os drivers e pacotes da placa de vídeo AMD/NVIDIA do seu sistema, sem deixar sobras para trás (incluindo chaves de registro, pastas e arquivos, armazenamento de drivers).

1. Abra seu navegador de Internet e faça o download Utilitário DDU de desinstalação do driver de vídeo de um destes locais:

dois. Download botão e salve o Desinstalador do driver de vídeo Utilitário ( DDU vxx.x.exe ) em sua área de trabalho.

3. Clique duas vezes para executar DDU v12.3.exe .

u4sbf2cp

(Escolher Correr quando perguntado…)

DDU

Quatro. Especifique uma pasta de destino para os arquivos extraídos (por exemplo, C:UsersAdminDesktopDDUv123 ) e, em seguida, pressione o botão Extrair botão.

desinstalador de driver de vídeo

5. Quando a extração estiver concluída, abra a pasta de destino (por exemplo, DDUv123 na área de trabalho) e clique duas vezes em Desinstalador do driver de vídeo inscrição.

3054hop

6. Imprensa OK noa mensagem de aviso.*

Observação: O procedimento descrito abaixo geralmente é eficaz e não causa problemas ao seu computador, mas por motivos de segurança, é melhor tomar umbackup de seus arquivos pessoaisantes de usar o DDU Utilitário.

desinstalar-nvidia-amd-ati-vga-driver

7. Quando o Desinstalador do driver de vídeo aplicativo principal é iniciado, selecionar ( 1 ) sua placa gráfica modelo ( por exemplo. NVIDIA), Verifica ( dois ) a Remova as pastas C:AMD e/ou C:NVIDIA opção e, em seguida, pressione o botão Limpe e reinicie (altamente recomendado) botão.

Página de download do driver AMD

8. Após a reinicialização do computador, faça logon no Windows normalmente e vá para a etapa 3.

Etapa 3: Baixe e instale uma versão anterior do driver para seu adaptador gráfico.

Após a reinicialização, navegue até o site do fabricante da placa gráfica e baixe um driver anterior (mais antigo) para o adaptador de vídeo. Para encontrar um driver VGA anterior:

  • Por AMD-ATI drivers de exibição:
    • Navegar para Página de download do driver AMD .
    • No Selecione manualmente seu driver opções, identifique seu hardware gráfico AMD e seu sistema operacional e, em seguida, pressione o botão EXIBIR RESULTADOS botão abaixo.

Baixe o driver AMD Catalyst

    • Na página que se abre, selecione o Drivers e software anteriores link na barra lateral direita.

Baixe o driver AMD ATI anterior

    • Por fim, baixe e instale uma versão anterior do driver para sua placa de vídeo AMD/ATI. (por exemplo, o ' 3.12' ou o ' 3,9' versão).

NVIDIA-Download

  • Por NVIDIA drivers de exibição:

Baixar driver NVIDIA anterior

    • Por fim, baixe e instale uma versão de driver mais antiga para sua placa de vídeo NVIDIA. (por exemplo, o ' 344,60' versão).


Solução 3: redefina as configurações do BIOS e execute uma instalação limpa dos drivers de vídeo.

Passo 1. Inicie o Windows no modo de segurança e desinstale os drivers da sua placa gráfica seguindo as etapas 1 e 2 da solução 2 acima.

Passo 2. Desligue seu computador.

Etapa 3. Desconecte o cabo de alimentação (mais a bateria se você tiver um laptop) e todos os dispositivos conectados.

– – – Se você possui um laptop, vá direto para a etapa 7 abaixo… – – –

Passo 4. Abra o gabinete do computador e remova cuidadosamente a placa de vídeo.

Etapa 5. Limpe as configurações do BIOS da placa-mãe (CMOS).*

* Observação: Leia as instruções do manual da placa-mãe sobre como limpar o CMOS. Na maioria dos casos você tem que colocar um jumper nos dois pinos CMOS na placa-mãe e esperar alguns segundos antes de remover o jumper, ou você tem que remover a bateria CMOS do suporte da bateria e esperar 1 minuto antes de colocar a bateria CMOS de volta no lugar.

Etapa 6. Aguarde alguns segundos e coloque a placa de vídeo de volta no slot.

Etapa 7. Aguarde de 30 a 40 segundos e, em seguida, conecte o cabo de alimentação e LIGUE o computador.

Etapa 8. Entre na configuração do BIOS e Carregar padrão de fábrica configurações (aka Carregar padrões otimizados ). Em seguida – opcional e se necessário para o Windows inicializar – faça quaisquer alterações nas configurações do controlador de disco rígido (por exemplo, RAID, etc.).

Etapa 9. Salvar e sair do BIOS .

Passo 10. Inicialize no Windows e instale os drivers da placa de vídeo.

Boa sorte!

Estamos contratando