Como corrigir e diagnosticar erros do sistema de arquivos com CHKDSK.

Como corrigir e diagnosticar erros do sistema de arquivos com CHKDSK.

Se o seu computador estiver lento, travar ou congelar quando você tentar acessar arquivos ou programas, provavelmente haverá erros no disco rígido. Corrigir e diagnosticar erros em seu disco rígido pode protegê-lo da situação desagradável de perder completamente seus arquivos críticos, mas também pode corrigir vários problemas do Windows em seu sistema.

A ferramenta Windows Check Disk (ChkDsk) pode diagnosticar e corrigir erros do sistema de arquivos que podem ocorrer após uma falha de energia ou após uma instalação interrompida de uma atualização ou programa do Windows. Lembre-se de que você pode usar a ferramenta de verificação de disco para determinar problemas em todos os discos rígidos ou dispositivos removíveis (por exemplo, cartão de memória USB) conectados ao seu computador.

Em um tutorial anterior eu mencionei os métodos parateste e diagnostique seu disco rígido (HDD) para problemas de hardware. Neste artigo, mostrarei a maneira de diagnosticar e reparar erros do sistema de arquivos usando o comando 'CHKDSK' do Windows, além de descobrir o status de integridade do disco lendo os resultados da verificação do disco (log) após a execução.



Parte 1. Como diagnosticar, corrigir e reparar erros do sistema de arquivos usando a ferramenta Check Disk .

Parte 2. Como visualizar o registro de detalhes do Check Disk .

Parte 1. Como diagnosticar, corrigir e reparar erros do sistema de arquivos (Windows 8, 7, Vista e XP).

Observe: Você pode executar a ferramenta Check Disk na GUI do Windows ou em um prompt de comando. Mas, se você possui um computador com Windows 8 (ou 8.1), é melhor executar a ferramenta de verificação de disco no prompt de comando porque na GUI do Windows 8 não há uma opção disponível para verificar e reparar setores defeituosos. (Para esse caso, prefiro sempre executar o 'Chkdsk' em qualquer sistema operacional usando o método de prompt de comando).

Método 1: Use a ferramenta Verificar disco na GUI do Windows.

Método 2: Execute a ferramenta Verificar disco no prompt de comando

Método 1: Como executar a ferramenta Verificar disco na GUI do Windows.

1. Abra o Windows Explorer (pressione Vencer + E chaves).

dois. Clique com o botão direito do mouse no disco que você deseja diagnosticar e corrigir erros (por exemplo, seu disco primário (raiz) 'C:') e selecione Propriedades.

corrigir e diagnosticar erros do sistema de arquivos

3. No Ferramentas aba:

uma. Imprensa Verificar se você tiver o Windows 8 ou 8.1.

b. Imprensa Verifique agora se você tiver o Windows 7, Vista ou XP.

imagem

4a. Imprensa Varredura se você tiver o Windows 8 ou 8.1.

4b. Verifica a ' Procure e tente recuperar setores defeituosos ' caixa de seleção e, em seguida, pressione Começar se você tiver o Windows 7, Vista ou XP (veja a captura de tela).

imagem

5a. Se o disco estiver em uso, o Windows solicitará que você agende a verificação na próxima vez que iniciar o computador. Ao receber essa mensagem:

  • Selecionar Agendar verificação de disco
  • Clique OK para sair das propriedades do disco.
  • Feche todos os programas e reiniciar seu computador.

imagem

5b. Se o disco não estiver em uso, o processo de verificação/reparo começará imediatamente e, quando estiver concluído, você receberá uma mensagem informativa (como a captura de tela abaixo).

imagem

6. Continue paraParte 2para visualizar os detalhes do disco de verificação (status de integridade).

Método 2: Como executar o Check Disk no prompt de comando.

Antes de continuar: Reinicie uma vez o seu computador (para fechar todos os programas abertos) e desative qualquer antivírus e/ou programas de backup que estejam sendo executados no seu sistema.

1. Abra um prompt de comando elevado. Fazer isso:

Dentro Windows 7 & Visualizar vamos para:

    Começar> Todos os programas > Acessórios Direita -clique no Prompt de comando artigo e escolha Executar como administrador .

Dentro Windows 10, 8&8.1 :

  • Clique com o botão direito na tela Canto inferior esquerdo e no menu pop-up, escolha Prompt de Comando (Admin) .

prompt de comando-admin

dois. Na janela do prompt de comando, digite o seguinte comando* e pressione enter:

    chkdsk% driveletter% / f / r

*Observação: Como %driveletter%, digite a letra da unidade do disco (por exemplo, C:, E:, F:, etc.) que você deseja verificar se há erros conforme aparece no Windows Explorer.

Por exemplo:

  • Se você deseja verificar e reparar a unidade raiz C: (onde o Windows está instalado), digite este comando (não há necessidade de especificar a letra da unidade raiz): chkdsk /f /r
  • Se você deseja verificar e reparar outra unidade (por exemplo, a unidade 'E:' ), digite este comando: chkdsk e: /f/r

disco de verificação

3a. Se você quiser verificar a unidade raiz ('C:'), você deve receber uma mensagem-pergunta que diz ' O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está sendo usado por outro processo. Você gostaria de agendar este volume para ser verificado na próxima vez que o sistema reiniciar? (S/N) ' (veja a captura de tela abaixo).

  • Responda Sim a essa pergunta pressionando o botão S tecla no teclado e pressione Entrar.
  • Reiniciarseu computador

imagem

3b. Se você deseja verificar outra unidade que não seja o volume raiz (unidade), você deve receber uma mensagem-pergunta que diz ' O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está sendo usado por outro processo. O Chkdsk pode ser executado se este volume for desmontado primeiro. TODOS OS MANÍPULOS ABERTOS PARA ESTE VOLUME SERÃO INVÁLIDOS. Deseja forçar uma desmontagem neste volume? (S/N)' (veja a captura de tela abaixo)

  • Responda Não faça a essa pergunta pressionando o botão N tecla no teclado e pressione Entrar.

Então você deve receber outra mensagem – a pergunta diz que: ' O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está sendo usado por outro processo. Você gostaria de agendar este volume para ser verificado na próxima vez que o sistema reiniciar? (S/N) '

  • Responda Sim a essa pergunta pressionando o botão S tecla no teclado e pressione Entrar.
  • Reiniciarseu computador

imagem.

Quatro. Após a reinicialização, a operação de verificação do disco deve ser iniciada. Aguarde até que o Windows verifique se há erros no disco.

(captura de tela: Windows 7, Vista, XP)

imagem

(captura de tela: Windows 8)

imagem

5. Quando a operação de verificação do disco estiver concluída, o Windows deverá entrar normalmente no Windows. Siga as instruções abaixo para ler o arquivo de log do disco de verificação.

Parte 2. Como visualizar os resultados da verificação da ferramenta Check Disk.

Para visualizar o log de verificação do disco (status de integridade do disco rígido), você deve navegar até o Visualizador de Eventos do Windows. Fazer isso:

1. Imprensa janelas Image-201_thumb_thumb_thumb_thumb1_t+ R teclas para carregar o Correr caixa de diálogo.

dois. Tipo eventvwr e pressione Entrar para abrir o Visualizador de Eventos.

comando do visualizador de eventos

3. No painel esquerdo, expanda Visualizador de eventos > Registros do Windows > Inscrição.

visualizador de eventos

Quatro. No painel direito, role para baixo e clique duas vezes para abrir a Wininit fonte. *

* Ou vá ao menu principal e selecione: Açao > Encontrar E no Encontrar o quê caixa, tipo: wininit

imagem

5. Aqui você pode visualizar um log detalhado após uma verificação do sistema de arquivos que inclui todas as ações e reparos do sistema de arquivos que foram feitos.

imagem

6. Para descobrir o status de integridade do seu disco, role para baixo (usando a barra de rolagem à direita) e leia o valor KB em setores defeituosos linha:

  • O valor deve ser 0 (zero) em um sistema de arquivos saudável.
  • Se você vir um valor positivo (por exemplo, '100 KB em setores defeituosos'), o sistema de arquivos está com problemas, provavelmente porque seu disco está com defeito (defeituoso) devido a problemas de hardware e você precisa substituí-lo. (veja sugestões abaixo)

imagem

Sugestões:

  • Sempre mantenha uma cópia de backup de seus arquivos importantes em outra mídia de armazenamento (por exemplo, cartão de memória USB, disco rígido externo, DVDROM, etc.) e mantenha essa mídia offline (desconectada).
  • Antes de substituir seu disco rígido, saiba comoteste e diagnostique seu disco quanto a erros de hardware.

É isso!

Estamos contratando